Contando com profissionais nas mais variadas áreas da engenharia, formados pelo IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, departamento de São Paulo), nossos Engenheiros buscam continuamente a verdade com total idoneidade e ética profissional.

Executamos os seguintes serviços:
Consiste em definir de maneira técnica o valor estimado de mercado de um imóvel, seja ele urbano, rural, residencial, comercial ou industrial. Sua função não se limita apenas em situações como operações de compra, venda ou aluguel, mas também em questões relacionadas ao âmbito judicial, tais como inventários, cobrança de tributos, seguros e hipotecas. Utilizamos os seguintes métodos para avaliações:

Método Comparativo Direto de Dados de Mercado
Esse método segue a técnica na qual a estimativa do valor de mercado é obtida sobre preços pagos e/ou em oferta referente a transações imobiliárias, sendo assim um processo de correlação de valores de propriedades existentes no mercado imobiliário.
A NBR 14.653-1 em seu item 8.2.1, define este método da seguinte forma: “Aquele que identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.”

A maior dificuldade quando da aplicação do Método Comparativo Direto está na obtenção de elementos similares comparáveis, para que se possa fazer o cotejo. Embora na pesquisa se procure separar apenas os semelhantes, mas sendo significativo o número de variáveis que intervém na formação do valor de mercado, na maioria dos casos há necessidade de homogeneizar estas variáveis, de modo que no confronto dos dados sejam as diferenças reduzidas ao mínimo possível.

Método Involutivo
Esse método tem como objetivo realizar a pesquisa de valores segundo os preceitos do método comparativo direto de dados de mercado, e também estimar o valor de mercado do produto imobiliário projetado para a situação adotada e suas variáveis ao longo do tempo.

As receitas de vendas das unidades do projeto hipotético são calculadas a partir dos resultados obtidos, no entanto considerando a eventual valorização imobiliária, a forma de comercialização e o tempo de absorção.
A NBR 14.653-1 em seu item 8.2.2, define este método da seguinte forma: “Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.”


Método Evolutivo
Neste método a composição do valor total do bem é feita a partir do valor do terreno e das benfeitorias, considerado o custo de reprodução à época da avaliação, sendo exigido que:
- o valor do terreno seja determinado preferencialmente pelo método comparativo de dados de mercado;
- as benfeitorias sejam apropriadas pelo método de custo de reprodução.
A NBR 14.653-1 em seu item 8.2.3, define este método da seguinte forma: “Identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização.”

Método da Capitalização da Renda
O Método da Capitalização da Renda adota o Fluxo de Caixa como ferramenta avaliatória. Dentro da dimensão estratégica, é traçado um panorama do segmento para então descrever o empreendimento existente. Na dimensão econômica, após a verificação do desempenho do empreendimento, é estruturado o fluxo de caixa projetado, obtendo-se assim, o valor de mercado.
A NBR 14.653-1 em seu item 8.2.4, define este método da seguinte forma: “Identifica o valor do bem, com base na capitalização da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.”

Alonso Engenharia | 2017 • Criação e Desenvolvimento Plug Comunicação